ProUni

Inscrições do ProUni 2018 começam nesta terça-feira (06): Veja como se inscrever! Conforme já havia sido oficializado pelo MEC (Ministério da Educação) em entrevistas e edital, começa nesta terça-feira (06) o período de inscrição do ProUni 2018 – Programa Universidade para Todos. Os estudantes terão até a próxima sexta-feira (09) para se inscrever na página oficial do programa.

Anualmente são abertos dois processos seletivos do ProUni, um no início de cada semestre. O programa foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004 e, desde então, distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares de todo o Brasil.

Veja como fazer inscrição no ProUni 2018 primeiro semestre

Inscrições do ProUni 2018 são abertas pelo MECPara fazer inscrição no ProUni 2018 primeiro semestre, os estudantes precisam acessar a página oficial do programa, disponível no portal do MEC, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/.

Na página, é necessário informar o número de inscrição e a última senha cadastrada no Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Aqueles candidatos que não se lembrarem dos dados, poderão recuperá-los com facilidade clicando na opção “Esqueceu seu número de inscrição do Enem 2017 ou sua senha no Enem? ”.

No site de inscrição do ProUni 2018, após preencher os campos com os dois dados iniciais, cada candidato terá o direito de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência.

o selecionar o curso de primeira opção, o estudante deverá escolher o tipo de bolsa, se integral (100%) ou parcial (50%), além da modalidade de concorrência. O ProUni 2018 oferece ampla concorrência e políticas de ações afirmativas a estudantes que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas e àqueles portadores de deficiência.

O mesmo deve ser feito nos cursos de segunda opção, caso seja interesse do estudante se inscrever em outra vaga, instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.

Quem pode se inscrever no ProUni 2018?

Para se inscrever no processo seletivo do ProUni 2018 deste primeiro semestre, os estudantes precisam ter participado do Enem 2017 e conquistado nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas, além de um aproveitamento maior do que zero na redação.

Além disso, os candidatos também precisam cumprir com o requisito de renda do ProUni 2018. Para concorrer às bolsas parciais, os estudantes devem comprovar rendimento familiar bruto mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. As bolsas integrais, por sua vez, são destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal máxima de um salário mínimo e meio por pessoa.

Ainda, para participar da seleção, o candidato precisa se enquadrar em pelo menos uma das condições a seguir:

Ter cursado todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública de ensino;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escolas particulares, desde que na condição de bolsista integral na própria instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e privada, sendo bolsista integral na respectiva instituição privada;
  • Ser portador de deficiência; ou
  • Ser professor de magistério da rede pública de ensino, interessado a concorrer a bolsas em licenciatura.

No último caso, os professores estão dispensados de comprovar renda, tanto se concorrerem às bolsas integrais ou às bolsas parciais.

Durante todos os dias do período de inscrição, o sistema atualizará as notas de corte do ProUni 2018 em cada um dos cursos. Assim, os estudantes poderão acompanhar suas situações e, sempre que acharem necessário, terão o direito de escolher outros cursos ou instituições.

Resultado do Prouni 2018

O resultado do ProUni 2018 primeiro semestre será divulgado em duas chamadas sucessivas. A primeira acontecerá no próximo dia 14 (quarta-feira) e a segunda no dia 02 de março, sexta-feira.

As matrículas serão realizadas a partir do dia seguinte à divulgação dos resultados, mediante comprovação das informações diretamente junto às instituições de ensino.

Aqueles não selecionados na primeira opção de curso em nenhuma das duas chamadas, poderão manifestar o interesse em participar da lista de espera do ProUni 2018 entre os dias 16 e 19 de fevereiro.

Continue visitando nosso site e curta a página do ProUni 2018 no facebook para ficar por dentro de todas as novidades. Conte com nosso apoio e torcida. Em caso de dúvidas, deixe um comentário logo abaixo. Desejamos sorte em busca de seus sonhos!

Fonte: < https://prouni2018.com/ >. Acesso em 06/02/18.