Resultado do Enem 2017

O INEP divulga hoje o resultado do Enem 2017: Veja como consultar suas notas agora mesmo! Os 4,7 milhões de estudantes que participaram das provas nos dias 05 e 12 de novembro já podem consultar o resultado individual do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. As notas estão disponíveis na página do participante e no aplicativo oficial do Exame.

Nos primeiros meses do ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) havia informado que as notas desta edição seriam divulgadas no dia 18 de janeiro, uma sexta-feira. Os resultados já estão disponíveis para consulta desde o início da manhã de hoje.

Onde consultar as notas do Enem 2017: Veja aqui o link de acesso ao resultado

Os únicos meios oficiais de consulta ao resultado do Enem 2017 é a página do participante, disponível no portal do Inep, e o aplicativo oficial do Exame, que pode ser instalado em celulares e tablets.

O site oficial de consulta às notas do Enem 2017 é https://enem.inep.gov.br/participante/. Fique atento, pois nenhum outro endereço eletrônico é reconhecido oficialmente pelo Inep, além da página do participante.

Outra maneira de acesso ao resultado individual do Enem 2017 é o aplicativo oficial, desenvolvido pelo Inep, que pode ser instalado em smartphones e tablets a qualquer momento. Para isso, basta fazer o download do mesmo, certificando que é oficial.

Para acessar o resultado é preciso informar CPF e senha do Enem 2017

Todos os estudantes que vão acessar o resultado do Enem 2017 precisam ter em mãos os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha que foi cadastrada no ato de inscrição.

Tanto na página do participante quanto no aplicativo, os dados devem ser preenchidos corretamente em seus devidos campos antes do acesso às notas.

Muitos estudantes não se recordam e precisam recuperar a senha do Enem 2017. O processo é bem simples e feito no mesmo local de acesso ao resultado.

Para isso, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível em um link de apoio localizado próximo aos campos de preenchimento obrigatório. Depois, é necessário verificar se os dados pessoais estão atualizados (e-mail, telefone celular) e escolher um dos meios de envio automático da nova senha.

As notas estão separadas em cinco partes, que correspondem à prova de redação e às quatro áreas de conhecimento abordadas no Exame: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A redação do Enem 2017 foi avaliada de zero a 1.000 pontos e as questões de múltipla escolha das respectivas áreas de conhecimento não possuem notas mínimas e máximas pré-estabelecidas, pois a metodologia utilizada na correção dos itens não priorizou apenas a quantidade de acertos dos participantes.

A correção das questões do Enem 2017 foi baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é uma metodologia um pouco complexa de ser compreendida, mas considerada uma das mais justas.

Enem 2017 foi baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Tudo isso porque as notas não são estabelecidas apenas de acordo com a quantidade de acertos do participante, mas priorizam a qualidade das respostas. Com a TRI, estudantes com o mesmo número de erros podem ter notas com discrepância considerável.

A Teoria de Resposta ao Item divide as questões em três grupos, de acordo com suas dificuldades (fácil, médio e difícil). Assim, um candidato com um bom aproveitamento em qualquer prova, tende a acertar a maioria das questões fáceis, grande parte das intermediárias e uma quantidade menor das difíceis.

Por sua vez, um participante que chuta muitas questões, sem levar a sério a resolução dos itens, não possuem essa mesma lógica de acertos em suas respostas, pois podem chegar a acertar quantidades parecidas de perguntas difíceis e fáceis.

Nos próximos dias serão abertos os processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Todos eles utilizarão as notas do Enem 2017 em suas seleções.

Fonte: < https://www.enem2017.com/category/resultado/ >. Acesso em 18/01/2018.