UFRGS abre inscrições do Vestibular 2020

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu nesta segunda-feira, 19 de agosto, as inscrições para o Vestibular 2020. Prazo termina no dia 16 de setembro e a taxa é de R$ 145.

Inscreva-se no Vestibular 2020

Os candidatos tiveram até o dia 31 de julho para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O benefício foi concedido aos candidatos que cursaram ou estão concluindo o Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada e possuam renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. O resultado já foi divulgado, clique aqui para conferir os isentos.

Vagas

A UFRGS está oferecendo 3.980 vagas no Vestibular 2020. Entre a oferta, 2.582 vagas são para o ingresso no primeiro semestre e 1.398 para o segundo semestre.

Das vagas oferecidas, 2.013 são reservadas para os candidatos egressos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoa com deficiência.

Fim do uso do Enem no Vestibular

UFRGS não usará mais as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da pontuação do Vestibular Tradicional. Com a antecipação do resultado da seleção para dezembro, não será possível aproveitar as notas do Enem 2019 (que sairão em janeiro de 2020).

Apesar da mudança, a reserva de 30% de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020 continua, sistema que usa as notas do Enem 2019.

Vestibular

A UFRGS vai aplicar as provas do Vestibular 2020 em dois finais de semana: 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. A prova de Língua Portuguesa e Redação incluirá 25 questões de múltipla escolha e uma parte específica para o texto. As demais provas conterão 25 questões de múltipla escolha.

Veja a divisão dos conteúdos:

• 23/11: Física, Literatura e Língua Estrangeira
  • 24/11: Língua Portuguesa e Redação