Inep anuncia mudanças para o Enem 2019

Visando promover uma economia nos gastos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças para a prova deste ano. A redução de custos também vai se estender para outros exames aplicados pelo Inep.

No Enem 2019 o procedimento para a identificação biométrica será alterado. Desde 2016, o exame utiliza uma lâmina de grafite individual para a coleta da digital de cada participante. Agora, o fiscal de prova utilizará uma esponja que permite coletar mais de três mil digitais.

O Inep também irá alterar a diagramação das provas do Enem. Os espaços em branco nos cadernos de provas serão aproveitados para cálculos e anotações, excluindo as páginas específicas para rascunho. A medida visa diminuir o número de páginas impressas na gráfica.

Veja: como é elaborada a prova do Enem

As mudanças no Enem e em outros exames aplicados pelo Inep fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos. De acordo com o presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, a economia pode chegar a R$ 42 milhões.

“Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais” (Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep)

Orientação Vocacional

Uma outra novidade que está sendo estudada é a criação de um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 serão recebidas entre 6 e 17 de maio, pela internet. Antes, entre 1 e 10 de abril, os participantes poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. O valor da taxa será divulgado nos próximos dias, quando sair o edital.

Nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos, serão aplicadas as provas do Enem 2019. O formato será o mesmo do ano passado, com duração de 5h30 no primeiro domingo e 5h no segundo.

Fonte:https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/inep-anuncia-mudancas-para-enem-2019/345018.html