O que é a nota de corte do SiSU?

A nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.

Como calcular a nota de corte do SiSU?

O SiSU não mostra as notas de cada área do Enem, mas uma média entre as provas objetivas e a redação. Essa média pode variar de acordo com a instituição ou curso, devido aos pesos. Entenda mais em: como calcular a média do Enem.

Por exemplo, as notas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos podem ter mais peso para cursos da área de humanas. Além disso, o SiSU também estabelece pesos diferentes para os estudantes que concorrem pelo sistema de cotas.

Você não precisa se preocupar em calcular a nota de corte do curso, pois o próprio sistema já faz isso.

Como ver a nota de corte do SiSU?

O SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a seleção. Então, com as notas do Exame em mãos, o candidato pode verificar se seu desempenho permite que ele concorra à vaga no curso que deseja.

Saiba como funciona o SiSU

O prazo de inscrições para o SiSU dura alguns dias. A partir do segundo dia são liberadas as notas de corte parciais para todos os cursos oferecidos nas universidades participantes. O acesso pode ser feito no site do SiSU

Confira as universidades que oferecem vagas no SiSU

Os números podem mudar ao longo das inscrições, pois, segundo o MEC, as notas de corte dependem da quantidade de inscritos para cada curso/instituição. Como os dados somente são atualizados uma vez por dia, as notas de corte finais somente são divulgadas no resultado do SiSU.

Importância das notas de corte do SiSU

A nota de corte do SiSU é um dado usado como referência para saber qual a chance do estudante ser selecionado para a vaga de interesse.

Ao longo do prazo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações o candidato achar necessárias, trocando de curso e instituição. Desse modo, o estudante pode checar em qual carreira e onde tem mais chances de aprovação.

Sendo assim, é importante que o estudante que procura uma vaga em uma instituição pública fique atento às notas de corte do SiSU. Monitorá-las pode fazer diferença no momento da aprovação.