Fuvest vai adotar reconhecimento facial para o Vestibular 2019

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para Universidade de São Paulo (USP), anunciou que passará a identificar os estudantes através de reconhecimento facial. O novo método de identificação substitui a coleta de impressão digital, feita durante a prova.

Para que o reconhecimento facial funcione, no ato da inscrição o candidato deve enviar uma foto, que será armazenada pela Fuvest. No dia das provas, uma nova imagem será coletada e confrontada com a anterior, evitando fraudes.

No dia 10 de junho, este sistema foi testado durante a prova de transferência, quando mais de 1.900 candidatos participaram. Segundo a própria Fuvest, a experiência foi realizada com êxito e deve ser efetivada para o Vestibular 2019.

A Fuvest anunciou mundanças também na segunda fase de seu vestibular, veja todos os detalhes.

Como funciona o reconhecimento facial?

Esta é uma técnica de biometria baseada nos traços das pessoas. O rosto humano é formado por diversos pontos, chamadas nodais, que determinam suas características. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana, tais como a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula.

Na técnica de reconhecimento facial, cada um desses pontos nodais é medido e armazenado em uma base de dados, formando uma assinatura facial. A obtenção dessa assinatura completa a etapa de extração de características.

Fuvest

O Vestibular da Fuvest é o mais concorrido do Brasil e teve em sua última edição mais de 137 mil inscritos. As provas são realizadas em duas fases, sendo a primeira com questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com conteúdo sobre Língua Portuguesa e outras quatro disciplinas específicas ao curso, além da redação.

Livros para o Vestibular da Fuvest 2019

Segundo cronograma, divulgado em abril, as provas da primeira fase do Vestibular 2019 serão aplicadas no dia 25 de novembro e a segunda nos dias 6 e 7 de janeiro. O prazo de inscrições ainda não foi informado.

Mais informações no site da Fuvest.

Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/fuvest-vai-adotar-reconhecimento-facial-para-vestibular-2019/342884.html