ENEM

6 dicas para estudar de última hora para o Enem

Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) está cada vez mais próximo. As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Para muitos estudantes essa é a tão esperada hora de colocar todos os estudos do ano em prática. Para outros, porém, pode significar ansiedade e medo, já que não se sentem tão preparados para o exame. A seguir, confira a seguir as 6 dicas para estudar na revisão de última hora para o Enem 2016:

1. TENHA CONFIANÇA
O candidato deve confiar no trabalho que desenvolveu e não ficar ansioso. Procure descansar, ainda mais porque são dois dias de prova muito cansativos.

2. APROVEITE O TEMPO
A situação daqueles que não estudaram nada, porém, é mais difícil. Não adianta querer recuperar um ano inteiro (de estudo) em apenas uma semana. Você vai começar a se comparar e a ficar mais ansioso. Nesses casos, o melhor é estudar a estrutura da prova. Ou seja, o aluno tem que aprender a administrar o tempo, pegar provas de edições anteriores e dividir em blocos com 20 questões. Não deve ficar 15 ou 20 minutos em uma única pergunta, em uma hora ele tem que fazer as 20 questões. São três minutos para cada uma.

3. CONTROLE A ANSIEDADE
Para os ansiosos que não conseguem ficar parados, a dica é estudar um pouco, mas sem tentar aprender conteúdos que não conseguiram. Se estudou muito, entre quatro a seis horas por dia, deve diminuir a carga horária. Pode ler alguma coisa, um livro clássico, por exemplo.

4. NADA DE EXAGERO
O Enem não é um vestibular comum, já que são dois dias de prova muito cansativos. Por esse motivo é mais do que necessário que os candidatos descansem. Tudo deve ser feito com moderação.

5. DESLIGUE
Se você já estudou tudo, o conselho é "se desligar da prova". Não converse, pesquise ou leia nada relacionado ao exame. Concentre todas as suas energias em atividades aleatórias que ajudem você a se sentir mais relaxado e tranquilo.

6. TREINE A LEITURA
Para quem não está acostumado com a prova do Enem, a dica é treinar a leitura, mas sem ultrapassar o limite a ponto de se estressar. O aluno deve manter o que vinha fazendo sem se cansar.