ENEM

Eventos

A maratona do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de resistência e disciplina. Os mais experimentados sabem que, além de estudar a matéria, há uma espécie de ciência para resolver as 180 questões objetivas, mais a redação. Lição número um: desprezar os cronômetros pode ser fatal. Mas é só o começo. A seguir, uma lista de dicas de professores-especialistas em Enem para os tão aguardados dias de prova – 5 e 6 de novembro, que ninguém esqueça.


Escolha um bom lugar para sentar

Evite ficar perto da porta e dos fiscais do exame. A movimentação pode tirar o foco. “Também não sente ao lado da janela porque o sol forte e mesmo a paisagem podem ser objeto de distração”, ensina Rodrigo Reis, professor de Biologia.


O relógio é amigo

Traga um com você e se lembre de sincronizá-lo com o do fiscal.


Monte um roteiro

Comece pela disciplina em que tem mais facilidade e com maior valor para o seu curso. Assim, conseguirá responder rapidamente um grande número de perguntas, com maior probabilidade de acerto.


Pule o que não sabe

Não perca tempo com a dúvida. “Leia a pergunta e, se perceber que não possui a resposta, só retorne a ela depois de responder aquelas sobre as quais tem certeza”, receita Rodrigo Reis.


Não erre questão fácil

O Enem usa um método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que desvaloriza o chute e premia o acerto das perguntas mais simples. “Errar questão fácil desconta muito mais pontos do que errar uma difícil”, explica Felipe Rossi, professor de matemática. Pense duas vezes antes de se arriscar.


A redação

“Os estudantes devem reservar uma hora para ela, incluindo o tempo para preparar o roteiro do texto e um rascunho”, recomenda Rafael Pina, professor de redação. E lembre-se: “O Enem não espera escritores, mas bons argumentos e coerência.”


No cronômetro

Separe 30 minutos para marcar o cartão de respostas depois de terminar toda a prova.


Comida

Pequenos intervalos para um lanche desanuviam a mente.


Fonte: Veja Educação.