ENEM

Aprenda a ir bem nas questões de múltipla escolha

Fazer provas de múltipla escolha já é rotina para a maioria dos estudantes. Quando chega a hora de uma prova longa e importante como o Enem, munir-se com todas as estratégias é importante para garantir que você consiga aplicar todo o conhecimento acumulado ao longo dos seus estudos.

1 - Use o processo de eliminação

Para aumentar suas chances de acerto, identifique as alternativas que estão erradas com certeza. Se você não conseguir identificá-las pelo conteúdo, procure por palavras extremas como “nunca”, “sempre” ou “apenas” - elas são comumente usadas para distrair o candidato.

2 - Risque as alternativas erradas

Riscar as alternativas erradas ajuda na sua organização e evita que você releia desnecessariamente uma alternativa que está errada. Isso aumenta a sua confiança e diminui as chances de, mais tarde, mudar a alternativa no gabarito e perder uma questão. Para mais segurança ainda, risque o trecho ou palavra que fez com que a alternativa fosse descartada. Assim, você mata a dúvida só de olhar para a questão.

3 - Leia todas as alternativas

A resposta certa pode ser essa que você fica pulando. Muitos estudantes, numa tentativa de ler a prova mais rápido, podem querer ler só algumas alternativas. Essa estratégia não funciona. Leia tudo.

4 - Chute, mas mire antes

No Enem não existe penalidade para respostas erradas como em outras provas. Então, não deixe nenhuma questão em branco. Na pior das hipóteses você vai errar uma questão que já não sabia. Para “chutar” a resposta, o processo de eliminação do primeiro item é muito útil. Se você conseguir eliminar duas alternativas da questão, suas chances de acerto crescem bastante.

5 - O mais simples costuma ser o certo

Se você ficou em dúvida entre uma alternativa que descreve em minuciosos detalhes a matéria em questão e outra que vai direto ao ponto, a segunda provavelmente está certa. Entre todos os detalhes da primeira alternativa, alguma coisa que você não conseguiu identificar pode estar errada. É melhor investir na alternativa mais simples se você não tem confiança na veracidade das informações das alternativas mais detalhadas.

6 - Lembre-se de que você está procurando a melhor resposta

Não é raro que o Enem exiba mais de uma alternativa que esteja tecnicamente correta. A pegadinha aí é que uma das alternativas se encaixa melhor com o que foi perguntado do que a outra. O segredo é escolher a resposta correta que se encaixa melhor com o que foi perguntado.

7 - Use o rascunho

Escrever ajuda você a pensar. Anote fórmulas e equações que parecem ser relevantes durante a leitura de enunciados, por exemplo, de matemática. Sublinhe as partes mais importantes do enunciado para achá-las com mais facilidade e tente parafrasear frases confusas. É bem mais fácil organizar seus pensamentos colocando eles para fora da sua cabeça antes.

8 - Não fique preso em uma questão

Com três minutos para cada questão, você não tem tempo a perder. Se você sentir que está levando muito tempo em uma questão, circule o número ou anote em algum lugar e passe para a próxima. No fim da prova confira que questões você deixou para trás e volte para elas. Seu subconsciente é capaz de trabalhar em problemas mesmo quando você não está pensando neles, e isso pode ajudar. Se seu subconsciente não der conta, voltar com uma mente mais limpa pode deixar a questão mais simples do que antes.

9 - Confie nos seus instintos

Revise a sua prova se der tempo, mas não mude alternativas a não ser que você tenha novas informações a partir de outra questão da prova.

Fonte: Universia Brasil.