Carreiras e Profissões

Passo-a-passo para escolher sua carreira

Escolher a sua carreira é uma das decisões mais importantes que você vai tomar na sua vida. Você se beneficia muito quando toma as rédeas do processo e não deixa o acaso decidir por você. A oferta de trabalho enviada pelo seu amigo pode ser conveniente, mas talvez você deve-se levar mais coisas em consideração. Para isso, é necessário estabelecer objetivos para a sua carreira. Expor-se a todas as suas opções aumenta a probabilidade de que o seu trabalho seja sustentável financeiramente e emocionalmente. O processo para definir seus objetivos pode ser dividido nos seguintes passo:

1º passo: Avaliação pessoal

Pense no que você fez no passado. Entre as atividades, projetos, aulas ou trabalhos você já fez, de qual mais gostou? Faça uma lista com as atividades que foram mais energizantes e impactantes na sua vida. Pergunte-se quais habilidades proporcionaram esse sucesso. Depois, pense que interesses ou valores levaram você ali. Faça uma lista das características pessoais que fizeram essas atividades serem naturais para você. Criar essa lista ajuda a descobrir qual carreira se encaixa melhor com você.

2º passo: Considere suas opções

Comece a fazer uma lista sobre as carreiras que você se interessa. O objetivo agora é fazer uma pré-seleção das suas possibilidades. Tente identificar em torno de 10 carreiras que lhe interessam o suficiente para que você gaste mais tempo pesquisando sobre elas.

3º passo: Pesquise opções

Depois de selecionar algumas áreas, pesquise mais a fundo sobre elas. Use a lista feita no item anterior para fazer pesquisas como “Informação para carreira de terapeuta”. Leia os requisitos para ingressar no mercado e se certifique de que você pode completar qualquer treinamento, obter qualquer certificado ou diploma que seja necessário. Nesse estágio, algumas carreiras já devem ser eliminadas. O próximo passo seria procurar falar com profissionais da área e se aprofundar ainda mais nas áreas escolhidas. Mantenha notas sobre a sua pesquisa para que você possa comparar as suas opções no futuro.

4º passo: Tente fazer um job shadow

Um job shadow (ou trabalho de sombra) é quando você acompanha um profissional no seu trabalho. A experiência pode durar por algumas horas ou alguns dias, você só precisa achar alguém que aceite que você o acompanhe.

5º passo: Considere ser voluntário ou estagiário

Considere fazer algum tipo de trabalho voluntário ou estágio para realmente experimentar o campo. Lembre-se que se não der certo, você ainda pode voltar para a sua lista de carreiras.

6º passo: Comece a fazer decisões

Nesse ponto, você já deve estar informado o suficiente para tomar uma decisão. Faça uma lista com os prós e contras e pense sobre suas escolhas. Se você ainda está inseguro quanto a sua carreira, procure ajuda profissional na sua escola ou até mesmo em testes online.

Fonte: Universia Brasil.